MENTORIA – UM PROCESSO GRATIFICANTE
Sou cozinheira desde a adolescência e gosto muito de assistir a programas que envolvem a culinária. Bons ou mais ou menos, sempre há uma dica a ser aproveitada.
Tenho falado de mentoria e hoje quero colocar minhas duas paixões lado a lado.
O mentor assume a responsabilidade de compartilhar conhecimento, facilitar a aprendizados dos mentorados e acompanhar a sua evolução. Na cozinha, ou melhor, no Masterchef, a força motriz que impulsiona o aprendizado dos cozinheiros durante a sua permanência no programa é a necessidade de conhecer e praticar novos saberes. Os mentores (que também julgam os pratos apresentados) transformam-se, à medida que a temporada evolui, em mentores e os cozinheiros em mentorados ávidos por novos conhecimentos e pela prática de novos saberes. O clima do programa, como o clima de toda a mentoria mescla momentos de consenso, mas também momentos de questionamentos, dúvidas e emoções.
Assisti ontem à semi-final que foi ao ar no dia 18/9. Houveram momentos especiais onde os mentores levaram aos seus mentorados lições de cozinha e de vida. Porém, foi gratificante a síntese de Paola ao levar para a roda de conversa a metáfora da Festa de Babete e dar aos três mentorados uma grande oportunidade: tudo se faz melhor quando se faz com o coração.
.