A sua carreira na próxima década, um caso real
Corinna Schabbel, Ph.D.
Estou eu em um Uber seguindo para o aeroporto de Atlanta e, como faço sempre, conversando com a jovem motorista.
O trajeto é longo e, papo vai, papo vem, ela conta que veio para Atlanta há três anos em busca de novas oportunidades, pois sua profissão simplesmente sumiu do mapa. O americano muda de um canto ao outro do país com muita facilidade. Em resumo, acabei orientando-a e organizando e sugerindo uma nova carreira. Gosta de crianças, estudou música….. Quer trabalhar por conta própria.
Gostou de minha sugestão e irá se informar para uma formação em arteterapia.
A viagem foi ótima, para ela e para mim.
Boa sorte Rochelle!
Não é de hoje que percebemos algumas atividades profissionais desaparecerem. Muitas vezes, sem grande alarde, quem ocupava um determinado cargo que “sumiu” da grade, ou é treinado para outra atividade ou perde o seu emprego.
O Brasil não prima pela re-escolarização como acontece em países desenvolvidos. Lá, principalmente na Europa, o planejamento estratégico das empresas permite que as pessoas sejam informadas com antecedência para que se preparem para a mudança e os novos desafios. O profissional volta para a sala de aula, aprende uma nova profissão e voilà…. A vida segue.
Nesses países a mentoria está mais voltada para cargos do terço superior da pirâmide de profissões, seja em nível gerencial, seja em qualificação técnica. Os demais são assistidos pela re-escolarização que inclui a mentoria em grupo.
Toda mudança provoca, em maior ou menor grau, instabilidade emocional e desajustes sociais. Nem todos são flexíveis ou possuem disposição suficiente para viver novas experiências e capacidade para construir redes de contato, fundamentais para todos. Sendo este o seu caso, procure um mentor que possa compartilhar com você uma rede de contatos que o ajude a formatar a sua própria e que também possua um leque de conhecimentos que o apoie a desenhar as suas possibilidades para este futuro em constante mudança.
Cursos são importantes, mas avaliar a sua experiência, organizar seu conhecimento, montar seu SWOT e CANVAS somente um mentor experiente poderá fazê-lo.